Harmony Clean Flat Responsive WordPress Blog Theme

Os 100 melhores filmes de todos os tempos 1

março 22, 2022 Marcos 0 Comments Category :

Inspirado na revista britânica Sight & Sound, que a cada década cria, através da votação dos diretores, uma lista dos cem melhores filmes de todos os tempos. E por não concordar com o método, por escolherem vários filmes do mesmo diretor, fazendo assim, muitos outros diretores geniais ficarem de fora. Criei também uma lista dos cem melhores filmes de todos os tempos, e ao contrário da revista, listei apenas um filme para cada diretor, porque se assim não fosse, dez diretores completariam a lista: Kurosawa, Ozu, Antonioni, Tarkovski etc. E também, repeti pouquíssimos filmes da lista da revista (os impossíveis de não repetir), porque, afinal, a quantidade de obras-primas e bons filmes, são infinitos.

Marcos Ribeiro 




1. Pai e Filha ( Banshun)
Japão, 1949. Dirigido por: Yasujiro Ozu

Noriko é uma jovem que dedica sua vida a cuidar de seu pai, o viúvo Somiya. Mas Somiya e sua irmã fazem Noriko achar que ele vai se casar novamente, e assim ela aceita conhecer um pretendente a marido. Apesar de gostar de seu pretendente, se ressente por seu pai estar casando novamente, no que é aconselhada por ele a buscar sua própria felicidade.



2. Um Lugar ao Sol  (A Place in the Sun)
Estados Unidos, 1951. Dirigido por: George Stevens 

George Eastman (Montgomery Clift), um jovem ambicioso, vai trabalhar na fábrica de um rico tio. Ele acredita que esta oportunidade pode levá-lo a um futuro melhor, mas apesar de ter sido avisado para não se envolver com nenhuma funcionária, ele começa a se encontrar com Alice Tripp (Shelley Winters), uma humilde moça que trabalha na linha de montagem. Ele é finalmente introduzido na alta sociedade e se apaixona por Angela Vickers (Elizabeth Taylor), uma rica, bela e sofisticada jovem e é correspondido. Assim, decide se distanciar de Alice, mas a pobre funcionária não aceita esta situação com passividade, principalmente quando descobre que está grávida. Ele se conscientiza que a operária pode frustrar seus planos de ascensão social e assim surge a ideia de matá-la.



3. Umberto D.

 
 (
Umberto D.)

Itália, 1952.  Dirigido por: Vittorio De Sica

Na Itália do início dos anos 1950, enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade.




4. Contos da Lua Vaga

  (
雨月物語 )

Japão1953.  Dirigido por: Kenji Mizoguchi

Durante a guerra civil japonesa, no século 16, o pobre oleiro Genjuro e seu cunhado Tobei viajam com as respectivas mulheres à capital da província onde vivem, nas redondezas do lago Biwa, para vender utensílios de cerâmica. Com as vendas, Tobei compra armas e se torna samurai, abandonando a esposa. Genjuro, por sua vez, acaba passando vários dias no castelo da misteriosa Lady Wakasa, quando vai entregar as mercadorias.



5. Viver ( Ikiru)
Japão, 1952. Dirigido por: Akira Kurosawa
Burocrata de longa data, que não liga para nada que não o interessa, descobre que está com câncer. Decide, então, construir um playground em seu bairro, tentando descobrir um sentido para sua vida.





6. Luzes da Ribalta

 (Limelight)

Estados Unidos, 1952 (. Dirigido por: Charles Chaplin

Londres, 1914. Calvero (Charles Chaplin) é um velho comediante, que no passado fizera sucesso no vaudeville e music hall. Calvero foi esquecido e isto o deixou muito próximo de se tornar alcoólatra. Porém tudo muda quando, numa tarde, ao voltar para pensão onde vive, sente um estranho cheiro e constata que é gás, vindo de um dos quartos. Ele arromba a porta e acha inconsciente uma jovem, Thereza Ambrose (Claire Bloom). Calvero chama um médico e ambos a carregam para o seu apartamento, que fica dois andares acima. Quando ela desperta, Calvero lhe pergunta por qual razão quis cometer suicídio. Theresa lhe explica que sempre sonhou ser uma grande bailarina, mas agora suas pernas estão paralisadas. Calvero promete fazer tudo para ajudá-la, mas o que ele não imagina é que, em pouco tempo, Theresa fará tudo para ajudá-lo.



7. Gertrud

  (Gertrud)

Dinamarca, 1964. Dirigido por: Carl Theodor Dreyer
Insatisfeita com seu casamento e em busca do amor verdadeiro e completo, Gertrud tem um romance com jovem compositor, ao mesmo tempo em que um poeta, amor de seu passado, volta para sua vida.



8. Não Matarás

  
 (Krótki Film o Zabijaniu) 

Polônia, 1988. Dirigido por: Krzysztof Kieslowski

Neste belo e perturbador filme, o diretor Kielowski analisa a Polônia moderna com seus princípios socialistas. Utilizando uma quantidade mínima de diálogos, o cineasta se concentra no poder da imagem e das cores.Quando um jovem polonês desempregado, obcecado pela violência, mata friamente um motorista de taxi, um advogado recém-formado é designado para defendê-lo. Kieslowski demonstra através dos três protagonistas a anatomia de um crime e os meandros da justiça de um Estado totalitário.



9. Teorema

 
(

Teorema)

 

Itália. 1968. Dirigido por: Pier Paolo Pasolini

Em Milão a vida de uma rica família burguesa é totalmente modificada por um misterioso visitante (Terence Stamp), que seduz a empregada, o filho, a mãe, a filha e finalmente o pai. Além disto, tem um contato intelectual com todos eles, convencendo-os da futilidade da existência, e após cumprir seu objetivo parte em poucos dias. Após sua ida ninguém da família consegue continuar vivendo da mesma forma.



10. Trem da Vida (

Train de Vie

 )


Bélgica,1998. Dirigido por: Radu Mihaileanu

Europa Oriental, 1941. Em uma remota aldeia com uma população basicamente de judeus Shlomo (Lionel Abelanski), o louco do lugarejo, anuncia que os nazistas estão chegando e que a aldeia deles será a próxima que deverá ser atacada por eles. O conselho de sábios da aldeia delibera o que deve ser feito, mas é Shlomo quem tem uma idéia inspirada ao elaborar um plano de fuga, no qual eles simularão uma falsa deportação com parte dos judeus se fazendo passar por nazistas, com os falsos alemães levarão os "prisioneiros" até a Palestina. Embora vários estejam convencidos que Shlomo está fora de seu juízo perfeito, o plano segue adiante. Primeiro são selecionados certos membros da aldeia para se fazerem passar por nazistas, com vagões sendo comprados e reformados. Logo o trem está pronto e a aldeia é deixada para trás, mas quando começa a viagem algo inesperado acontece: as encenações se tornam mais realistas, pois os "nazistas" se tornam mais autoritários. Os "deportados" tramam uma rebelião contra seus falsos algozes e outros se declaram "comunistas", além disto surgem verdadeiros alemães no caminho.




11. Barry Lyndon

  (

Barry Lyndon

 )

Estados Unidos da América, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, 1975. Dirigido por: Stanley Kubrick

A história de um pobre irlandês do século XVIII que se tornou parte da nobreza. Baseado na obra de William Makepeace Thackeray.


12. O Desprezo 

(Le Mépris) 

França, 1963. Dirigido por: Jean-Luc Godard

Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.



13. Stalker

 

(Сталкер)

 

Rússia, 1979. Dirigido por: Andrei Tarkóvski

Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um professor contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.



14.O Apicultor

 (O Melissokomos)

Itália, 1986. Dirigido por: Theodoros Angelopoulos

Em um cenário diferente do que estamos acostumados a ver na Grécia, Spyros segue a rota do pólen com suas colmeias, após ter abandonado sua esposa e seu cargo como professor. Spyros cruza as desoladas cidades petrolíferas gregas na companhia de uma jovem que procura pelo amor.




15. O Tango de Satã 

(Sátántangó) 

Hungria1994. Dirigido por: Béla Tarr

Baseado no romance Sátántangó do húngaro László Krasznahorkai, o enredo trata do colapso de uma fazenda coletiva na Hungria perto do fim do comunismo. Várias pessoas na fazenda estão ansiosas para sair com o dinheiro que vão receber para o encerramento da comunidade, mas não ouviram falar que o bom e carismático Irimias, que tinha desaparecido há mais de dois anos e quem eles pensavam estar morto, está retornando.



16. Blow-Up: Depois Daquele Beijo 

(Blow-Up) 

Itália, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte1966. Dirigido por: Michelangelo Antonioni

Inspirado no conto de Julio Cortázar ''Las babas del Diabo'', a história é sobre um fotógrafo profissional, Thomas, cujas ampliações de fotos que ele tirou secretamente de um casal revelam (ou parecem revelar) um assassinato em progresso. Michelangelo Antonioni (premiado em Cannes) faz um estudo influente e cheio de estilo sobre a paranoia e a desorientação. É também uma cápsula do tempo para Londres, mostrando o que era moda na época, como o amor livre, as festas intermináveis, a música (Herbie Hancock escreveu a trilha e Yardbirds tocam em um clube) e os ritmos. Indicado para os Oscars de direção e roteiro.




17. A Vida dos Outros 

(Das Leben der Anderen) 

Alemanha, 2006. Dirigido por: Florian Henckel von Donnersmarck

Georg Dreyman (Sebastian Koch) é o maior dramaturgo da Alemanha Oriental, sendo por muitos considerado o modelo perfeito de cidadão para o país, já que não contesta o governo nem seu regime político. Apesar disto o ministro Bruno Hempf (Thomas Thieme) acha por bem acompanhar seus passos, para descobrir se Dreyman tem algo a esconder. Ele passa esta tarefa para Anton Grubitz (Ulrich Tukur), que a princípio não vê nada de errado com Dreyman mas é alertado por Gerd Wiesler (Ulrich Mühe), seu subordinado, de que ele deveria ser vigiado. Grubitz passa a tarefa a Wiesler, que monta uma estrutura em que Dreyman e sua namorada, a atriz Christa-Maria Sieland (Martina Gedeck), são vigiados 24 horas. Simultaneamente o ministro Hempf se interessa por Christa-Maria, passando a chantageá-la em troca de favores sexuais.



18. Amores Brutos 

(Amores Perros) 

México, 2000. Dirigido por: Alejandro G. Iñárritu

Em plena Cidade do México, um terrível acidente automobilístico ocorre. A partir deste momento, três pessoas envolvidas no acidente se encontram e têm suas vidas mudadas para sempre. Um deles é o jovem Octavio, que decidiu fugir com Susana, a mulher de seu irmão Ramiro, usando seu cachorro Cofi como veículo para conseguir o dinheiro para a fuga. Ao mesmo tempo, Daniel resolve abandonar sua esposa e filhas para ir viver com Valeria, uma bela modelo por quem está apaixonado. Também se envolve no acidente Chivo, um ex-guerrilheiro comunista que agora atua como matador de aluguel, após passar vários anos preso. Ali, em meio ao caos, ele encontra Cofi e vê a possibilidade de sua redenção.



19. Sr. Ninguém 

 (
Mr. Nobody)

Alemanha,Bélgica,Canadá, França, 2009. Dirigido por: Jaco Van Dormael

Em um futuro não muito distante, Nemo Nobody tem 118 anos de idade e é o último mortal a conviver com as pessoas imortais. Durante esse período, ele relembra os seus anos reais e imaginários de casamento.



20. A Caça

 (

Jagten

 )

Dinamarca, Suécia, 2012 . Dirigido por: Thomas Vinterberg

Lucas acaba de dar entrada em seu divórcio. Ele tem um novo emprego na creche local, uma nova namorada e está ansioso pela visita de natal de seu filho, Marcus. Mas o espírito de natal desaparece quando Klara, uma aluna de cinco anos de idade, faz uma acusação de abuso sexual contra Lucas, o que desencadeia o ódio de toda a comunidade em que ele vive.





21. 

Violência Gratuita

  
(Funny Games)

Áustria,  1997Dirigido por: Michael Haneke

O que seria um bucólico período de férias à beira de um lago para Anna, George e seu filho pequeno, transforma-se num pesadelo quando recebem a visita de um casal de jovens psicopatas, que os submetem a um tenso jogo de tortura psicológica. 




22. Borgman

 
(Borgman)

Bélgica. 2013. 

Dirigido por: Alex van Warmerdam

Certo dia, Camiel Borgman anda tranquilamente pelas ruas de um tranquilo bairro burguês, e toca a campainha de uma das casas? Quem é este homem? O que ele quer? Aos poucos, Borgman consegue se introduzir nesta família, transformando para sempre a vida de todos.




23. O Segredo dos Seus Olhos

  

(El Secreto de Sus Ojos)

 

Argenrtina, 2009. Dirigido por: Juan José Campanella

Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida.




24. A Separação

 

(Jodaeiye Nader az Simin)

 

Irã, 2011. Dirigido por: Asghar Farhadi

Simin e seu marido Nader, estão se preparando para deixar o Irã, com a filha Termeh. Mas Nader, preocupado com seu pai, que sofre de Alzheimer, acaba desistindo da viagem. Decepcionada, Simin, entra com pedido de divórcio, que é negado pela vara de família. Ainda assim, ela decide sair de casa, deixando Termeh, para trás. Sem conseguir lidar com todas essas mudanças, Nader, contrata a jovem Razieh, para cuidar de seu pai doente. Grávida, a moça está trabalhando escondida do marido.




25. Meu Tio 

(Mon Oncle) 

França, 1958. Dirigido por: Jacques Tati

O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo e na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão clean, tão high-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar. Solteirão descontraído e vagabundo conquista a amizade do sobrinho mostrando as coisas simples da vida. Mas enfrenta os cuidados da irmã e do cunhado que querem vê-lo casado e trabalhando. "Meu Tio" venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e o prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Cannes.




26. Bagdad Café

  

(Out of Rosenheim)

 

Alemanhã, 1987. Dirigido por: Percy Adlon

Depois de brigar com seu marido e abandoná-lo na estrada, a turista alemã Jasmin (Marianne Sägebrecht) caminha pelo deserto do Arizona até chegar ao posto-motel Bagdad Café. Recebida com aspereza por Brenda (CCH Pounder), a dona do local que acabou de colocar o marido para fora de casa, Jasmin aos poucos se acostuma com os clientes e hóspedes do motel.




27. O Homem que Amava as Mulheres 

(L'Homme Qui Aimait les Femmes) 

França, 1977. Dirigido por: François Truffaut

Natal de 76. Há apenas algumas mulheres para acompanhar Bertrand Morane à sua última morada. Antes de sua morte, escreveu uma biografia, "Le Cavaleur", onde narra uma vida inteiramente consagrada às mulheres: das suas frustrações de infância pela mãe ausente, à sua primeira experiência com uma prostituta, às suas incontáveis conquistas, até sua história com Geneviève Bigey.




28. Paris, Texas 

(Paris, Texas) 

Alemanhã, Estados Unidos. 1984. Dirigido por: Wim Wenders

Após desaparecer e vagar sem rumo durante quatro anos, um homem é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos EUA. Aos poucos ele se recorda de sua vida, e Hunter, seu filho, volta a se identificar com o pai. Um inesquecível, humano e poético road movie existencial.




29. Bancando o Águia 

(Sherlock Jr.)


Estados Unidos, 1924. Dirigido por: Buster Keaton 

Sherlock Jr. Aspirante a detetive, um projecionista de cinema se vê em maus lençóis quando um rival rouba o relógio do pai da sua amada e o acusa. De volta ao seu trabalho, durante uma projeção, ele adormece e sonha que está em um filme, onde é o detetive da história, procurando por umas jóias roubadas.



29. Feios, Sujos e Malvados 

(Brutti sporchi e cattivi)

 

Itália, 1976. Dirigido por: Ettore Scola

Giacinto (Nino Manfredi) mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes num barraco de uma favela de Roma. Todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro, por ter perdido um olho quando trabalhava. A situação fica ainda pior quando ele decide levar uma amante para dentro de casa. Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes.




31. Túmulo dos Vagalumes

 

(火垂るの墓

 

Japão, 1988. Dirigido por: Isao Takahata

Uma trágica história sobre dois irmãos - Setsuko e Seita - que vivem no Japão durante a época da guerra que, após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar.



32. O Homem Mosca (Safety Last!)


Estados Unidos, 1923. Dirigido por: Fred C. Newmeyer e Sam Taylor

Em 1922, o jovem inexperiente Harold (Harold Lloyd) tomou uma decisão: abandonar sua pequena cidade natal, no interior, e partir para a cidade grande em busca de sucesso profissional (Safety Last!)





33. 

A Estrada da Vida

  

(La Strada)

 

Itália, 1954. Dirigido por: Federico Fellini

Gelsomina é vendida por sua mãe para Zampanò. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampanò, um artista mambembe. A chegada de um equilibrista que admira especialmente Gelsomina trará acontecimentos inesperados.





34. Filhos do Paraíso

 
(

Bacheha-Ye Aseman

 )

Irã. 1997. Dirigido por: Majid Majidi

Ali é um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais e sua irmã, Zahra. Um dia ele perde o único par de sapatos da irmã e, tentando evitar a bronca dos pais, passa a dividir seu próprio par de sapatos com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.




35. 

Morte em Veneza 

(Morte a Venezia) 

Itália, 1971. Dirigido por: Luchino Visconti

O compositor Gustav von Aschenbach viaja para um resort em Veneza para fugir de uma crise pessoal e artística. Apesar da tranquilidade do local, ele desenvolve uma atração perturbadora por um adolescente, Tadzio. Mas as vidas de ambos são ameaçadas por uma epidemia de cólera.




36. 

Pequena Miss Sunshine

 
(Little Miss Sunshine)

Estados Unidos, 2006. Dirigido por: Jonathan Dayton,  Valerie Faris


Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.





37. Victoria

  (Victoria)

Alemanhã, 2015. Dirigido por: Sebastian Schipper

Em um clube, Victoria (Laia Costa) conhece Sonne (Frederick Lau), que está no local com seus amigos, e, rapidamente, há uma forte conexão entre eles. Mas o ínicio do romance é interrompido quando o grupo de jovens é forçado a pagar uma antiga dívida. Victoria, impulsivamente, decide ajudá-los e entra no jogo como uma motorista. Mas o que começou como uma louca aventura pode se tornar um pesadelo.





38. O Piano

 
(The Piano)

Ausrtralia, França. 1993. Dirigido por: Jane Campion

Em meados do século XIX, Ada é uma mulher muda que tem uma filha - Flora. Para um casamento arranjado ela deixa sua terra natal, a Escócia, acompanhada de sua filha e seu amado piano. A vida nas florestas densas de uma ilha ao sul da Nova Zelândia e o relacionamento com seu marido Stewart não são o que ela esperava. Quando Stewart vende o piano para seu vizinho, George, Ada sofre muito. George diz que pode lhe devolver o piano se ela o ensinar a tocar. A princípio Ada ignora George, mas lentamente o relacionamento deles se transforma, levando-os a uma situação perigosa.




39.O Signo do Leão

 

(Le Signe du lion) 

França, 1962. Dirigido por: Eric Rohmer

Pierre Wesselrin (Jess Hahn) é um músico parisiense, que recebe um telegrama informando que sua tia rica faleceu. Como ela apenas tinha dois parentes vivos, Pirre deduz que herdará sua fortuna. Com isso decide realizar uma grande festa para comemorar, convidando todos os seus amigos. Entretanto no dia seguinte ele descobre que fora deserdado pela tia, com a fortuna ficando inteiramente para seu primo, que considera um idiota.


40.

A Casa Que Jack Construiu 

(The House That Jack Built)

Alemanha, Dinamarca,  2018. Dirigido por: Lars Von Trier

Estados Unidos. Anos 70. Acompanhamos Jack (Matt Dillon), um serial killer altamente ardiloso e, seus crimes num espaço de 12 anos. Enquanto a inevitável intervenção da polícia se aproxima a cada passo, Jack se arrisca na esperança de realizar sua obra de arte definitiva.





41. A Vida de Brian

 
 (

Life of Brian)


Reino Unido, 1979 . Dirigido por: Terry Jones 

Brian Cohen é um judeu que nasce numa manjedoura vizinha àquela onde, na mesma noite, nasceu Jesus Cristo. Anos depois, na Judéia do ano 33 d.C., Brian será confundido com o Messias por causa de uma série de eventos ridículos e, incapaz de livrar-se da fama, acaba tornando-se lider de um movimento religioso sem querer, julgado por Pôncio Pilatos e condenado à crucificação.




42.

Animais Noturnos

 

(Nocturnal Animals)

Estados Unidos, 2016. Dirigido por: Tom Ford

Susan (Amy Adams) é uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro (Armie Hammer). Um dia, ela recebe um manuscrito de autoria de Edward (Jake Gylenhaal), seu primeiro marido. Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa (Isla Fisher) e filha (Ellie Bamber) para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra traumas de seu relacionamento fracassado.



43.

Cidade dos Sonhos

 

(Mulholland Dr.)

Estados Unidos, 2001. Dirigido por: David Lynch

Após um acidente de carro que lhe causa amnésia, uma mulher, acompanhada de uma aspirante a atriz procuram por pistas e respostas na cidade de Los Angeles, em uma estranha aventura em que sonhos e realidade se misturam.



44. Paixões que Alucinam

  
(Shock Corridor)

Estados Unidos,1963. Dirigido por: Samuel Fuller


Um jornalista ambicioso se compromete a resolver um assassinato cometido dentro de um asilo - o que ele considera uma grande chance para conquistar o Prêmio Pulitzer Para isso, ele precisa infiltrar-se entre os pacientes, sendo internado como louco dentro da instituição. Só que o convívio com os outros pacientes, e com a rotina do sanatório, provocarão dramáticas mudanças no presunçoso repórter.





45. Quando Explode a Vingança

  (Giù la Testa)

Itália, 1971. Dirigido por: Sergio Leone


Juan Miranda é um camponês rude que vive de assaltar diligências para o sustento da numerosa família. Sean Mallory é um revolucionário irlandês especializado em explosivos que vive agora no México. Após um primeiro encontro complicado, eles resolvem agir juntos num ousado plano para assaltar o cofre inviolável de um banco. Mas, acidentalmente, acabam transformando-se em heróis da Revolução.



46. Sem Rastros

  

(Leave No Trace)

 

Estados Unidos, 2018. Dirigido por: Debra Granik


Will (Ben Foster) e sua filha adolescente, Tom (Thomasin McKenzie), viveram felizes e indetectados pelas autoridades durante anos em uma vasta reserva na fronteira de Portland, nos EUA. Após um encontro inesperado, eles são retirados do acampamento e colocados sob a responsabilidade do serviço social. Will e Tom tentam retornar ao mundo selvagem enquanto são forçados a lidar com desejos conflitantes.





47. Uma Rua Chamada Pecado/ Um bonde chamado desejo

 

(A Streetcar Named Desire)

  

Estados Unidos, 1951Dirigido por: Elia Kazan


Blanche (Vivien Leigh) vai visitar sua irmã grávida e o marido dela, Stanley (Marlon Brando), que não gosta dela e começa a forçá-la a falar sobre uma propriedade que sabe que foi deixada para as duas. Aos poucos o clima entre Stanley e Blanche vai ficando cada vez mais pesado.







48. As Invasões Bárbaras 

(Les Invasions Barbares) 

Canadá. 2003. Dirigido por: Denys Arcand

Rémy é um homem arrependido. À beira da morte, tenta encontrar a paz em seus últimos momentos de vida. Em sua jornada final, ele conta com o apoio do filho, da ex-mulher e velhos amigos.





49. O Sol Por Testemunha

  

(Plein Soleil

)

França. 1960. Dirigido por: René Clément

O amoral Tom Ripley (Alain Delon) aceita de um rico industrial a missão de trazer de volta para casa, seu filho Philippe (Maurice Ronet), que vive com a namorada Marge (Marie Laforêt), na paradisíaca Riviera Italiana. Frio e calculista, Ripley se aproxima de Philippe, tornando-se seu melhor amigo. É o início de um plano diabólico.
Com direção precisa de René Clément (Brinquedo Proibido) e música de Nino Rota, O Sol por Testemunha é um eletrizante filme noir "invertido", em que o sol sufocante toma o lugar das sombras da noite.





50. Desafio no Bronx

 
( A Bronx Tale)

Estados Unidos, 1993. Dirigido por: Robert De Niro

Bronx, 1960. Um garoto de nove anos (Francis Capra), filho de um motorista de ônibus (Robert De Niro), testemunha um assassinato cometido pelo principal gângster do bairro (Chazz Palminteri), mas quando a polícia o interroga ele não delata o criminoso. A partir de então surge uma amizade entre os dois, que seu pai não aprova, pois não quer ver o filho envolvido com um criminoso. Mas através dos anos este vínculo cresce e algo, sendo impossível de ser impedido ou controlado.




52. A Lenda do Pianista do Mar

  (La Leggenda del Pianista Sull'oceano)

Itália. 1998. Dirigido por: Giuseppe Tornatore


Um garoto nasce em pleno alto-mar, ganhando o nome do ano em que nasceu: 1900. A criança cresce num mundo encantado de fortes ventos tempestuosos e cobertas balançando, conhecendo toda a existência disponível a seu toque nos confins do transatlântico em que nasceu. Já crescido, seu talento natural no piano chama a atenção da lenda do jazz Jelly Roll Morton, que sobe a bordo para desafiar 1900 para um duelo. Indiferente com sua súbita notoriedade, 1900 mantém uma fixação pelo mar, sendo sempre seduzido pelos sons do oceano.




53. As Coisas Simples da Vida

  (Yi yi)

Taiwan, 2000. Dirigido por: Edward Yang 

NJ Jian mora com sua esposa, seus dois filhos e a sogra já idosa, formando uma típica família de classe média. NJ é sócio de uma bem-sucedida empresa de computação, mas, se não buscar novos rumos, em breve irá à falência. Para tanto, ele busca fazer uma parceria com Ota, um inovador designer de jogos de computação no Japão, que pode dar o novo toque que sua empresa precisa. Mas as coisas começam a dar para os Jian quando a integrante mais velha da família sofre um derrame e entra num coma o qual poderá nunca mais acordar. Neste meio termo, NJ ainda reencontra Sherry, seu primeiro amor de infância, que reaparece em sua vida, agora casada com um americano.




54. Festim Diabólico

 

(Rope) 

Estados Unidos., 1948. Dirigido por: Alfred Hitchcock

Dois amigos (Farley Granger e John Dall) caçadores de aventura estrangulam seu colega de classe e organizam uma festa para a família e amigos da vítima, servindo refeições em uma mesa que na verdade é um baú que guarda o cadáver dele. Quando a conversa do jantar gira em torno do assassinato perfeito, o ex-professor (James Stewart) fica cada vez mais desconfiado que seus alunos converteram suas teorias intelectuais em uma realidade brutal.



55. Europa '51 

(Europa '51)


Itália, 1952.Dirigido por: Roberto Rossellini

Irene, uma mulher da alta sociedade, leva uma vida cheia de compromissos e mal tem tempo para cuidar do filho, um garoto muito sensível de 12 anos. Um acontecimento repentino faz com que ela mergulhe numa profunda crise e busque um novo sentido para a vida.





56. Rainha de Copas

 (Dronningen)

Dinamarca, 2019. Dirigido por: May el-Toukhy

Anne é uma advogada do direito das crianças e dos adolescentes. Acostumada em lidar com jovens complicados, ela não tem muitas dificuldades para estreitar laços com seu enteado Gustav, filho do primeiro casamento de seu marido Peter que acaba de se mudar para sua casa. No entanto, a relação que deveria ser maternal se torna romântica, envolvendo Anna em uma situação complexa, arriscando a estabilidade tanto de sua vida pessoal quanto profissional.







57.Trainspotting: Sem Limites 
(Trainspotting)

Reino Unido, 1996. Dirigido por: Danny Boyle

Um retrato da juventude viciada de Edimburgo, capital da Escócia. Focado na vida de Mark Renton (Ewan McGregor), um rapaz que escolhe viver assumidamente como um viciado em heroína e deixa de lado os padrões da sociedade. Ao lado de seus amigos – Sick Boy (Jonny Lee Miller), Tommy (Kevin McKidd), Spud (Ewen Bremner) e Begbie (Robert Carlyle) – ele curte futebol e usar sua droga favorita o tempo todo. Cada um desses personagens peculiares tem uma história diferente, ora divertida, ora dramática, e todas elas se cruzam por conta do vício. Renton vai além dos limites o tempo todo e isso tem um preço. Cabe ao rapaz e a seus amigos tomar as rédeas de suas vidas e sair dessa. Mas será que eles querem realmente viver assim?






58. Quatro Noites de um Sonhador 

(Quatre nuits d'un rêveur)

França, 1971. Dirigido por: Robert Bresson

Homem solitário encontra uma moça chorosa que pensa em se matar à beira de uma ponte e se apaixona perdidamente por ela, que, por sua vez, ama outro homem, quiçá indigno de seu amor.

Baseado em "Noites Brancas" (1848), romance de Fiodor Dostoievski.




59. O Universo No Olhar 

(I Origins) 

Estados Unidos, 2014. Dirigido por: Mike Cahill 


A obra descreve os estudos do Dr. Ian Gray (Michael Pitt), um especialista em biometria por íris ocular, e sua tentativa de comprovação da hipótese de que o olho humano tenha evoluído sem a necessidade de um Designer Inteligente. Para isso, tem a ajuda de Karen (Brit Marling), sua estagiária e de Kenny (Steven Yeun), seu colega de trabalho. Mas Ian vê suas convicções abaladas quando se apaixona por Sofi (Astrid Berges-Frisbey) e a partir dessa paixão avassaladora, é conduzido à investigações acerca dos mistérios metafísicos que o olho humano pode proporcionar.





60. Stroszek

 

Alemanha, 1977. Dirigido por: Werner Herzog


Com uma vida marcada por passagens em internatos e reformatórios, o alcoólatra Stroszek acaba de sair da prisão e passa a viver com a prostituta Eva. Ao lado do senhor Clemens Scheitz, um vizinho amigo e idoso, eles decidem ir para os Estados Unidos, procurando uma nova vida.





61. O Ódio 

(La Haine) 

França, 1995. Dirigido por: Mathieu Kassovitz

Um dia na vida de três jovens delinquentes, um árabe, um judeu e um negro que moram num conjunto habitacional pobre de Paris, mostra a que ponto pode chegar a discriminação racial de policiais hostis.




62. Houve uma Vez um Verão 

(Summer of '42) 

Estados Unidos, 1971. Dirigido por: Robert Mulligan

Aos quinze anos de idade, Hermie (Gary Grimes) vai passar as férias na praia. Durante esta viagem, ele procura respostas para suas dúvidas sobre a vida, a guerra, o amor e o sexo. Com a cabeça repleta de interrogações e sonhos, Hermie conhece uma mulher mais velha (Jennifer O'Neill) e fica apaixonado.
Começa assim, uma intensa relação onde Hermie busca aprofundar seu conhecimento sobre o mundo. E ela, por sua vez, busca no jovem adolescente, o amor ausente de seu marido que partiu para a Guerra.





63. Precisamos Falar Sobre o Kevin 

( We Need to Talk About Kevin)

Estados Unidos, 2011Dirigido por: Lynne Ramsay

Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida. O motivo disso vem de seu passado, quando vivia com seu marido Franklin (John C. Reilly) e seus dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Celia (Ashley Gerasimovich). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, mas Eva jamais imaginaria o que ele seria capaz de fazer.




64. Ilha do Medo 

(Shutter Island

 )
  

Estados Unidos, 2010Dirigido por: Martin Scorsese 

Em 1954, uma dupla de agentes federais investiga o desaparecimento de uma assassina que estava hospitalizada. Ao viajarem para Shutter Island - ilha localizada em Massachusetts - para cuidar do caso, eles enfrentam desde uma rebelião de presos a um furacão, ficando presos no local e emaranhados numa rede de intrigas.




65. Meu Tio da América

 
(Mon Oncle d'Amérique)

França, 1980. Dirigido por: Alain Resnais

O próprio Prof. Henri Laborit explica neste filme sua teoria sobre como o ambiente interfere na formação da personalidade dos seres humanos. Mas dessa vez, ao invés de ratos de laboratórios, os objetos de investigação são dois homens e uma mulher, de cidades, origens sociais e familiares diferentes, cujas vidas são acompanhadas desde a infância até a fase adulta.





66. Corra, Lola, Corra 

(Lola Rennt


Alemanha, 1998. Dirigido por: Tom Tykwer

Lola (Franka Potente) é filha de um rico pai bancário, extravagante em seu modo de vestir e com um namorado, digamos, que se meteu em uma ‘pequena’ encrenca. Manni (Moritz Bleibtreu) é o coletor de uma quadrilha de foras-da-lei e estava tendo o seu dia de sorte: carregava uma grande quantidade de dinheiro do bando para testarem sua confiança. Só que, para o seu azar, perdeu o dinheiro no trem da cidade, entrando em desespero e tendo que, em 20 minutos, recuperar todo o valor perdido. Desesperado, liga para sua namorada, que começa uma incansável corrida contra o tempo para tentar arrumar todo o dinheiro e seu namorado não ter de acertar as contas com a gangue com sua própria vida.




68. Cafarnaum

 
(Capharnaüm) 

Líbano, 2018. Dirigido por: Nadine Labaki

Aos doze anos, Zain (Zain Al Rafeea) carrega uma série de responsabilidades: é ele quem cuida de seus irmãos no cortiço em que vive junto com os pais, que estão sempre ausentes graças ao trabalho em uma marcearia. Quando sua irmã de onze é forçada a se casar com um homem mais velho, o menino fica extremamente revoltado e decide deixar a família. Ele passa a viver nas ruas junto aos refugiados e outras crianças que, diferentemente dele, não chegaram lá por conta própria.




69. Para Sempre Lilya

 
(Lilja 4-ever)

Dinamarça/Suécia, 2002. Dirigido por: Lukas Moodysson

Lilya (Oksana Akinshina) tem 16 anos e vive em um subúrbio pobre, em algum lugar da antiga União Soviética. Sua mãe mudou-se para os Estados Unidos, com seu novo marido, e Lilya espera que ela lhe envie algum dinheiro. Após algum tempo sem receber notícias nem qualquer quantia dela, Lilya é obrigada a se mudar para um pequeno apartamento, que não possui luz nem aquecimento. Desesperada, ela recebe o apoio de Volodya (Artyom Bogucharsky), um garoto de apenas 11 anos que de vez em quando dorme no sofá de Lilya. A situação muda quando Lilya se apaixona por Andrei (Pavel Ponomaryov), que a convida para iniciar uma nova vida na Suécia. Apesar da desconfiança de Volodya, Lilya aceita o convite e viaja com Andrei.




70. O Homem que Virou Suco

 
Brasil, 1980. Dirigido por: João Batista de Andrade

Deraldo (José Dumont) é um poeta popular recém-chegado do Nordeste a São Paulo, que sobrevive de suas poesias e folhetos. Ele é confundido com o operário de uma multinacional que matou o patrão, na festa em que recebia o título de operário símbolo.



71. Eu, Daniel Blake 

(I, Daniel Blake) 

França/ Reino Unido, 2016Dirigido por: Ken Loach

Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.



72. Morangos Silvestres 

(Smultronstället

 ) 

Suécia, 1957. Dirigido por: Ingmar Bergman

A caminho de uma cerimônia de premiação numa universidade, um médico é assediado por situações e personagens que o conduzem a um mergulho em sua vida pregressa






73. Microhabitat

 (소공녀)

Coréia do Sul, 2017. Dirigido por: Jeon Go-Woon

Mi-So (Esom) trabalhou como governanta nos últimos 3 anos e ganhou 45 mil won (US$ 40) por dia. Mi-So adora beber whisky e fumar cigarros. Seu namorado é Han-Sol (Ahn Jae-Hong) e ele quer se tornar um escritor de webtoons. Mesmo que Mi-So seja pobre, ela está feliz enquanto tem whisky, cigarros e seu namorado. Infelizmente, os preços dos cigarros aumentam no primeiro dia do novo ano. Mi-So tem que dar algo e ela decide desistir de seu apartamento.




74. A Duquesa de Langeais 

(

 Ne touchez pas la hache)

 

Fança, 2007.  Dirigido por: Jacques Rivette

A Duquesa de Langeais é um drama de época franco-italiano de 2007, dirigido por Jacques Rivette. Seu título original em francês é Ne touchez pas la hache. É baseado no romance de 1834, de mesmo nome, de Honoré de Balzac.




75. A Barriga do Arquiteto 

(The Belly of an Architect)

 Reino Unido, 1987. Dirigido por: Peter Greenaway

Arquiteto americano viaja com a esposa para Roma a fim de organizar uma exposição em memória de influente arquiteto francês. Lá, ele descobre ter um tumor maligno e à medida que a doença se desenvolve, seu casamento se desmorona e sua carreira sofre um colapso.




76. As Duas Faces Da Felicidade

  (Le Bonheur)

França, 1965. Dirigido por: Agnès Varda

Um carpinteiro ama sua mulher, seus filhos e a natureza. Em seguida, ele encontra uma outra mulher, funcionária dos correios, que adiciona felicidade à sua felicidade. Sempre apaixonado por sua mulher, ele não quer se privar, nem se esconder, nem mentir.




77. Manchester à Beira-Mar 

(Manchester by the Sea) 

Estados Unidos, 2016. Dirigido por: Kenneth Lonergan

Lee Chandler é uma espécie de faz-tudo do pequeno complexo de apartamento onde vive, no subúrbio de Boston. Ele passa seus dias tirando neve das portas, consertando vazamentos e fazendo o possível para ignorar a conversa de seus vizinhos. Em suas noites vazias, Lee bebe cerveja no bar local e arruma confusão com qualquer um que lhe lançar um olhar. Quando seu irmão mais velho morre, ele recebe a desagradável surpresa de sua nomeação como tutor de seu sobrinho. De volta à sua cidade natal, ele terá que lidar com memórias queridas e dolorosas.




78. O Amante 

(L'amant

 ) 

França/ ReinoUnido/ Vietnã, 1992Dirigido por: Jean-Jacques Annaud

Em 1929, quando o Vietnam era uma colônia francesa, uma garota francesa cuja família passa por dificuldades financeiras se envolve com um homem de negócios chinês, iniciando uma tórrida relação apesar das restrições sociais de ambas origens. Baseado no romance semi-autobiográfico de Maugerite Duras.




79. Réquiem para um Sonho 

(Requiem for a Dream) 

Estados Unidos, 2000. Dirigido por: Darren Aronofsky

Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos.
Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro.
Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o "Tappy Tibbons Show", que transmitido para todo o país. Para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico. Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.




80. Controle: A História de Ian Curtis

 (Control) 

Austrália/ Estados Unidos, 2007. Dirigido por: Anton Corbijn

Os últimos anos da vida de Ian Curtis, vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23.





81. O Expresso da Meia-Noite 

(Midnight Express) 

Reino Unido/ Irlanda do Norte, 1978. Dirigido por: Alan Parker

Billy Hayes (Brad Davis), um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é preso, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena.




82. Dentro da Casa 

(Dans La Maison) 

França, 2012. Dirigido por: François Ozon

Um rapaz de 16 anos consegue entrar na casa de um colega da sua aula de literatura e resolve escrever sobre o fato no seu trabalho de francês. Animado com o dom natural do aluno e o progresso do seu trabalho, o professor volta a apreciar a função de educador dos jovens. Entretanto, a invasão do aluno vai desencadear uma série de eventos incontroláveis.




83. O Sacrifício do Cervo Sagrado 

(The Killing of a Sacred Deer) 

Estados Unidos, 2017. Dirigido por: Yorgos Lanthimos

Steven (Colin Farrell) é um cardiologista conceituado que é casado com Anna (Nicole Kidman), com quem tem dois filhos: Kim (Raffey Cassidy) e Bob (Sunny Suljic). Já há algum tempo ele mantém contato frequente com Martin (Barry Keoghan), um adolescente cujo pai morreu na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven. Ele gosta bastante do garoto, tanto que lhe dá presentes e decide apresentá-lo à família. Entretanto, quando o jovem não recebe mais a atenção de antigamente, decide elaborar um plano de vingança.



84. Sobre Meninos e Lobos 

(Mystic River) 

 Australia/ Estados Unidos, 2003. Dirigido por: Clint Eastwood

Jimmy, Dave e Sean, amigos que cresceram juntos na classe média de Boston, mas que seguiram caminhos diferentes depois de uma terrível tragédia. Anos depois, eventos brutais fazem com que eles se reencontrem. Katie, a filha adolescente de Jimmy, é brutalmente assassinada. Dave parece ter alguma ligação com o crime. Sean, agora um policial, corre contra o relógio para resolver o crime, antes que Jimmy faça justiça com as próprias mãos. Trabalhando com a adaptação de Brian Helgeland para o romance de Dennis Lehane, o vencedor do Oscar Clint Eastwood molda uma obra-prima, um thriller pensativo, lidando com assuntos como a família, amigos e a inocência perdida.




85. 

O Processo 

(Le procès) 

França, 1962. Dirigido por: Orson Welles

Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.




86. Meia-Noite em Paris 

(Midnight in Paris) 

Espanha/ Estados Unidos/ França , 2011Dirigido por: Woody Allen

Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir para Paris ao lado de sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy). John irá à cidade para fechar um grande negócio e não se preocupa nem um pouco em esconder sua desaprovação pelo futuro genro. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor.



87. Whiplash: Em Busca da Perfeição 

(Whiplash) 

Estados Unidos, 2014. Dirigido por: Damien Chazelle

O solitário Andrew (Miles Teller) é um jovem baterista que sonha em ser o melhor de sua geração e marcar seu nome na música americana como fez Buddy Rich, seu maior ídolo na bateria. Após chamar a atenção do reverenciado e impiedoso mestre do jazz Terence Fletcher (J. K. Simmons), Andrew entra para a orquestra principal do conservatório de Shaffer, a melhor escola de música dos Estados Unidos. Entretanto, a convivência com o abusivo maestro fará Andrew transformar seu sonho em obsessão, fazendo de tudo para chegar a um novo nível como músico, mesmo que isso coloque em risco seus relacionamentos com sua namorada e sua saúde física e mental.




88. Corações Livres

 (Elsker dig for Evigt)

Dinamarca, 2002. Dirigido por: Susanne Bier

Cæcilie (Sonja Richter) e Joachim (Nikolaj Lie Kaas) são namorados e estão prestes a se casar. Só que a felicidade do casal acaba quando ele é atropelado e fica tetraplégico. Procurando consolo, Cæcilie começa a ter um caso com o médico Niels (Mads Mikkelsen), casado com a mulher que atropelou Joachim. Produção dirigida sob os preceitos do Dogma, que repudia qualquer tipo de intervenção tecnológica na confecção de um filme.



89. O Predestinado

  (Predestination)

Austrália, 2025. Dirigido por: Michael Spierig /Peter Spierig

Um agente temporal (Ethan Hawke) encara sua última missão após anos de viagens no tempo caçando criminosos e executando a lei. O desafio final será finalmente capturar seu inimigo mais desafiador, o homem que há muito o intriga e ludibria.




90. O Som ao Redor

 

Brasil, 2012Dirigido por: Kleber Mendonça Filho

A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho.




91. O Desaparecimento do Gato 

(El Gato Desaparece) 

Argentina, 2011. Dirigido por: Carlos Sorin

Luis, um reconhecido professor universitário, sai da clínica psiquiátrica, onde passou os últimos 3 anos, internado após um surto psicótico que o levou a ameaçar sua mulher e seu assistente de cátedra. Os clínicos acreditam que ele está curado, mas uma recaída sempre é possível. Ao chegar em casa, Luis é atacado por seu gato de estimação. Logo em seguida, sua esposa nota que o gato desapareceu. Teria sido Luis, ex-louco, que deu fim ao gato num novo ataque psicótico de agressividade?





92. Fúria

 

(Fury)

 

Estados Unidos, 1936. Dirigido por: Fritz Lang

Um homem desconhecido é linchado por uma multidão nas ruas e dado como morto, como uma metáfora do movimento de massa ordenado pelo nazismo. Mas o homem sobrevive e engendra sua vingança sobre os que queriam matá-lo.





93. O Rio Sagrado 

(The River) 

1951. Estados Unidos/ França/ Indía.Dirigido por: Jean Renoir

Três adolescentes moram próximas de um grande rio na Índia. Harriet é a mais velha de uma família de ingleses; Valerie é a única filha de um industrial norte-americano; e Melanie, tem um pai americano e uma mãe indiana. Um dia, um homem aparece e se torna o primeiro amor das três.





94. Muito Além do Jardim

 (Being There)

1979. Dirigido por: Hal Ashby

Chance (Peter Sellers), um homem ingênuo, passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo automóvel de Benjamin Rand (Melvyn Douglas), um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente (Jack Warden). Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial. Paralelamente a saúde de Benjamin está crítica e Eve Rand (Shirley MacLaine), sua esposa, se apaixona por Chance.







95. O Criado 

(The Servant) 

Reino Unido, 1963. Dirigido por: Joseph Losey

Baseada em romance de Robin Maugham, a história explora a relação entre as classes sociais através de um jovem e rico solteiro que contrata um criado mais velho, para que satisfaça todas as sua vontades. A convivência é muito complicada mas, pouco a pouco, os papéis acabam se invertendo.





96. Fome

 

(Sult

 )

Dinamarca, 1966. Dirigido por: Henning Carlsen

Escritor miserável e faminto tenta publicar um artigo em um jornal local de Kristiania (antiga Oslo), enquanto é enxotado, humilhado e dispensado de vários serviços. Isso tudo, pontuado pelo mote principal da trama, a inanição, que o faz delirar perturbadoramente entre a perversa luta pela sobrevivência, ilusões românticas, o frio melancólico, a falsa dignidade e a inocente esperança de redenção.




97. Nu

  

(Naked)

 

Reino Unido, 1993. Dirigido por: Mike Leigh

O filme é uma obra em movimento. David Thewlis interpreta um homem sem lar e sem perspectivas que estupra uma mulher e foge, invadindo e mudando os rumos das vidas de várias pessoas que encontra. Thewlis vira carrasco, bálsamo, incitador, vítima, dependendo de quem cruza seu caminho. Parece um anjo/demônio boêmio que vem para provocar reações. Sua rudeza com uma mulher de meia-idade que se exibe na janela contrasta com seus conselhos metafísicos para o vigilante que a olha. Nu despe o espectador de qualquer procura por coerência narrativa. O que importa aqui é investigar almas.




98. Almas à Venda 

(Cold Souls

 ) 

Estados Unidos, 2009. Dirigido por: Sophie Barthes

Paul Giamatti tem dúvidas sobre seu trabalho como Tio Vanya. Travado devido à sua ansiedade, ele encontra uma solução através de um artigo da revista The New Yorker sobre uma companhia de alta tecnologia que promete aliviar o sofrimento das pessoas extraindo, congelando e guardando suas almas. Porém, os problemas começam a acontecer quando ele vira uma vítima do tráfico de almas. A jornada de Giamatti o leva até a Rússia em busca de sua alma que foi roubada por uma ambiciosa atriz de novelas que não tem talento.




99. Perfume: A História de um Assassino

  (Perfume: The Story of a Murderer)

Alemanha/ Espanha,/ Estados Unidos, 2006. Dirigido por: Tom Tykwer

Jean-Baptiste Grenouille nasceu em circunstâncias não-dignas num mercado de peixe em Paris, em 1738. Ainda muito jovem, ele percebe que tem uma refinada percepção olfativa. Depois de sobreviver às péssimas condições de trabalho numa fábrica de couros quando jovem, Grenouille torna-se um aprendiz da perfumaria de Baldino. Ele logo supera seu mestre na arte de misturar essências, mas elas também se tornam sua obsessão, uma obsessão que o afasta da companhia humana. Possuído pela ideia de preservar aromas humanos, ele cria um método bastante controverso em busca do aroma perfeito.




100. Mar Adentro

 (Mar Adentro)

Espanha, 2004. Dirigido por: Alejandro Amenábar

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.








*As sinopses foram extraídas da Internet
.

RELATED POSTS

0 comentários