Os 100 melhores filmes de todos os tempos 2
No ano passado, inspirado na revista Sight and Sound, que a cada década reúne críticos para fazer uma lista dos cem melhores filmes de todos os tempos, fiz minha lista dos cem melhores filmes. No meu caso, farei anualmente, num modelo diferente da revista, não repetindo nenhum filme da lista anterior e nem colocando dois filmes do mesmo diretor.
Cada ano estarei indicando 100 filmes
que na minha ótica são necessários para todos amantes do cinema.
1.Va e veja (Idi i Smotr)
Rússia. 1985. Dirigido por Elem Klimov
Bielorrússia, 1943. O jovem
camponês Florya é cooptado por um despreparado grupo de guerrilheiros
antinazistas. Em confronto com os alemães, o garoto é deixado para trás e
decide retornar ao seu vilarejo. Chegando lá depara-se com o desolador cenário
de um massacre. Perturbado, ele passa a vagar sem rumo, presenciando cenas cada
vez mais fortes.
2. Os Amantes Crucificados (Chikamatsu Monogatari)
Japão. 1954. Dirigido por: Kenji Mizoguchi
Kyoto, final do século
XVII. Ishun, um senhor abastado e com direito ao uso de espada, é casado com a
jovem Osan, frustrada e insatisfeita. Mohei, empregado de Ishun, utiliza
indevidamente a assinatura do patrão a pedido de Osan, mas acaba descoberto e é
preso. Tem início um amor impossível, onde Osan escolhe o amor com risco de
vida e assume as implicações.
3. Ladrões de Bicicleta (Ladri di Biciclette) 1948
Itália. Dirigido por: Vittorio De Sica
A história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e
o povo passando necessidade. Ricci consegue um emprego após muita espera. Só
que esse emprego, de colador cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma
bicicleta. Ricci e sua mulher Maria conseguem um dinheiro para uma,
possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno, filho
do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca
pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu
primeiro dia.
4. Nostalgia (Nostalghia)
Itália. 1983. Dirigido por: Andrei Tarkóvski
Jornada mística do poeta
russo Andrei Gorchakov à Itália em busca de um novo modo de vida. Depois de 3
meses, viajando em companhia de Eugenia, uma atriz italiana, chegam a um
pequeno vilarejo ao norte da Itália. Frustrado e deprimido por ainda não ter
encontrado seu caminho, Gorchakov mergulha em seu passado, isolando-se em
impenetrável silêncio.
5. Delírio de Loucura (Bigger Than Life)
Estados Unidos. 1956. Dirigido por Nicholas Ray
O professor Ed Avery
(James Mason) é diagnosticado com uma rara doença, que lhe causa dores
terríveis e provavelmente irá mata-lo em poucos meses. Aconselhado pelos
médicos, decide participar de um tratamento experimental com cortisona.
Milagrosamente recuperado, ele volta ao convívio familiar, mas o vício na
substância logo revela um perturbado Ed, que faz da vida de sua esposa (Barbara
Rush) e filho (Christopher Olsen) um pesadelo sem fim.
6. Paisagem na neblina (Topio Stin Omichl)
Grécia. 1988. Dirigido por Theodoros Angelopoulos
Dois irmãos ainda crianças
partem em um trem para a Alemanha, onde supostamente vive o pai que nunca
conheceram. Durante a viagem, eles enfrentam sérias dificuldades e são
obrigados a amadurecer, abandonando precocemente a infância.
7. Incêndios (Incendies)
Canadá. 2010. Dirigido por: Denis Villeneuve
Na leitura do testamento
de sua mãe Nawal os gêmeos Simon (Maxim e Jeanne descobrem que têm um irmão e
que o pai, que ambos achavam que havia falecido, está vivo. Dentre muitos
outros desconfortáveis pedidos, o último é para que eles achem tanto o irmão
quanto o pai e lhes entreguem duas cartas seladas. Nawal sempre foi um mistério
para os dois filhos e a relação entre eles sempre foi muito difícil. Simon fica
com raiva e resiste, mas Jeanne se sente no dever de respeitar o desejo de sua
mãe.
Baseado na peça homônima (também conhecida como A Mulher Que Canta) de Wajdi Mouawad.
8. Clouse-Up (Nema-ye Nazdik)
Irã. 1990. Dirigido por: Abbas
Kiarostami
Hossaim Sabzian é um homem
pobre e humilde que é apaixonado pelos filmes do diretor Mohsen Makhmalbaf e,
ao conhecer uma senhora em um ônibus, começa a se passar pelo cineasta.
Forjando ser outra pessoa, ele entra na casa da família e promete colocá-la no
seu próximo filme, caso ela lhe dê dinheiro. Percebendo que pode se tratar de
um golpe, eles avisam a polícia e Hossaim vai a julgamento por tentativa de
fraude.
9. Sedução da Carne (Senso)
Itália.1954. Dirigido por: Luchino Visconti
Durante a primavera de
1866, a Itália está ocupada pela Áustria e prepara seu principal movimento de
libertação. Em meio ao caos de Veneza, a Condessa Serpieri (Alida Valli), que
participa da resistência, começa a nutrir um amor proibido: o tenente austríaco
Franz Mahler (Farley Granger).
9. Anatomia do Medo (Ikimono no Kiroku)
Japão. 1955. Dirigido por: Akira Kurosawa
Velho empresário está
obcecado com a ideia de que haverá um extermínio nuclear. A família conclui que
ele já não é capaz de gerir os negócios e o afasta. Ele continua com medo e
tenta convencer a todos a sair do Japão em busca de segurança na América do
sul, no Brasil. Nesta ocasião, ele mostra as vicissitudes de uma família
numerosa com um pai obsessivo. E sua obsessão com uma guerra nuclear. O filme
alterna momentos duríssimos com outros de plena ternura. Produção bem no estilo
de Kurosawa, com fotografia e interpretação soberbas.
10. Jeanne Dielman (Jeanne Dielman, 23 Quai du Commerce, 1080 Bruxelles)
Bélgica. 1975, Dirigido por:
Chantal Akerman
Considerado como a
obra-prima de Akerman, traz a atriz Delphine Seyrig no papel de Jeanne Dielman,
uma jovem viúva que vive com seu filho Sylvain seguindo uma ordem imutável: à
tarde, enquanto seu filho está na escola, ela cuida do apartamento e recebe os
clientes.
11. Amar Foi Minha Ruína (Leave Her to Heaven)
Estados Unidos. 1945. Dirigido por: John M. Stahl
A bela Ellen Harland é
noiva do influente político Russell Quinton. Mesmo assim, sente-se atraída pelo
jovem Richard, no momento em que o conhece e o seduz, para poucos dias depois
casar-se com ele. Não demora muito e Richard descobre, a partir de relatos da
irmã e da mãe, que o egoísmo e o amor possessivo de Ellen arruinou a vida de
outras pessoas.
12. A Grande Testemunha (Au hasard Balthazar)
França. 1966. Dirigido por: Robert Bresson
Uma obra de enorme cariz
simbólico, onde a concepção humana e espiritual das personagens, virtudes,
receios e defeitos, é compassada pelo olhar e presença de um burro, de nome
Balthazar, que surge quase como uma figura de matriz religiosa. Intemporal,
pela reflexão que provoca e pela universalidade que evoca.
13. Relato de um Proprietário (Nagaya shinshiroku)
Japão. 1947. Dirigido por: Yasujiro Ozu
Tashiro encontra um menino
abandonado em um vilarejo assolado pela guerra e o leva para casa, na tentativa
de conseguir que algum vizinho o adote. Ninguém parece aceitar a responsabilidade
nem mesmo por uma noite, até que a viúva Otane, a contragosto, fica com a
criança. De início, o relacionamento entre os dois não vai muito bem, até que o
dia em que menino foge de casa. Seu desaparecimento faz com que Otane perceba o
quanto o ama.
14. O Medo Devora a Alma (Angst Essen Seele Auf)
Alemanha. 1974.Dirigido por: Rainer Werner Fassbinder
Emmi, uma viúva de 60 anos
entra em um bar de Munique para escapar da chuva. É convidada por Ali, um negro
muçulmano e 20 anos mais novo que ela, para dançar. O que leva Emmi a convidar
Ali para passar a noite em seu apartamento e depois os dois começam a namorar. Mas
todos a sua volta questionam e desprezam o relacionamento de ambos.
15. A Primeira Noite de Um Homem (The Graduate)
Estados Unidos. 1967. Dirigido por: Mike Nichols
Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock, retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido por uma amiga de meia-idade do seus pais, mas, na verdade, ele está interessado é na filha dela.
16. O Sétimo Continente (Der Siebente Kontinent)
Áustria. 1989. Dirigido por: Michael Haneke
Georg e sua esposa Anna
percebem o quanto suas vidas são isoladas e monótonas quando sua filha Eva, em
uma tentativa desesperada para conseguir atenção, passa a fingir estar cega. A
família decide então alterar sua realidade e mudar para a Austrália.
17. Delicatessen
França. 1991.Dirigido por: Jean-Pierre Jeunet e Marc Caro
Em um futuro apocalíptico,
um homem chega a um estranho prédio, localizado em cima de um açougue, para
procurar abrigo e emprego. Após instalar-se no local, se apaixona pela filha do
dono do estabelecimento, mas sua presença começa a incomodar a família da moça
- que, na verdade, possui outros e estranhos planos para ele.
18. O Eclipse (L'Eclisse)
Itália. 1962. Dirigido
por: Michelangelo Antonioni
Após brigar com o
namorado, Vittoria se apaixona por Piero, um sedutor e materialista corretor da
Bolsa de Valores. Apesar do real interesse de Vittoria, Piero não deseja um
relacionamento sólido, por conta da sua personalidade volúvel.
19. O Som da Montanha (Yama No Oto)
Japão. 1954. Dirigido por: Mikio Naruse
A jovem e dedicada Kikuko,
sofrendo em silêncio a indiferença e infidelidade do marido, estabelece uma
relação de grande ternura e proximidade com o sogro. Quando, após alguns anos
de casamento, finalmente engravida, toma solitariamente a dolorosa decisão de
abortar. Adaptado de um romance de Yasunari Kawabata.
20. Faces
Estados Unidos. 1968. Dirigido por: John Cassavetes
Richard Frost resolveu
deixar sua esposa, Maria (Lynn Carlin), para se encontrar com a jovem Jeannie
Rapp, que conheceu recentemente em um bar. Maria, por sua vez, decide ir a uma
boate, onde se deixa seduzir por um garoto de programa.
21. Um Homem Meio Esquisito (Monsieur Hire)
França. 1989. Dirigido por: Patrice
Leconte
Um parisiense de meia
idade, calvo e introspectivo não gosta de falar com as pessoas, mas vive
observando uma jovem vizinha do outro lado da rua, por quem está interessado.
Enquanto isso, torna-se suspeito do assassinato de uma outra moça, apenas pelo
fato de ser apontado como 'esquisito' por seus vizinhos.
22. Sorte Cega (Przypadek)
Polônia.1987. Dirigido por: Krzysztof Kieslowski
Enfrentando um futuro
incerto, Witek, um jovem polonês estudante de medicina, decide interromper seus
estudos e pegar um trem para Varsóvia. Três possibilidades podem ocorrer na
vida de um rapaz que pegará o trem: encontrar no vagão um grupo de comunistas,
filiando-se ao partido; não conseguir subir no trem, escapar de uma prisão e
viver como dissidente marginal; ou perder o embarque e tornar-se um médico
desinteressado por política.
23. Amor à Flor da Pele (Faa yeung nin wa)
Hong Kong. 2000. Dirigido por: Kar Wai Wong
Chow Mo-Wan (Tony Leung),
editor de um jornal, se muda com sua mulher para um novo prédio. Quase ao mesmo
tempo, Su Li-Zhen (Maggie Cheung), uma linda secretária, e seu marido, um
executivo, também se mudam para o mesmo edifício. Com seus companheiros
frequentemente viajando a trabalho, Chow e Li-Zhen passam quase todo tempo
juntos, como bons amigos. Eles têm muito em comum, desde compras até artes
marciais. Logo, ficam chocados ao descobrir que seus companheiros estão tendo
um caso. Machucados e irritados, encontram conforto em sua crescente amizade,
mesmo quando resolvem não fazer o que os dois infiéis fizeram.
24. Stromboli (Stromboli,
Terra di Dio)
Itália. 1950. Dirigido
por: Roberto Rossellini
Na Itália, após o fim da
2ª Guerra Mundial, Karen (Ingrid Bergman), uma lituana, se casa com um
pescador, Antonio (Mario Vitale), para deixar de viver em Farfa, um campo de
concentração, pois não conseguiu um visto de emigração para a Argentina. Porém
a vida na aldeia de Antonio, que fica numa ilha no Mediterrâneo aos pés do
vulcão Stromboli, é bastante dura. Karen não consegue se acostumar a isto,
fazendo-a entrar em conflito com o marido e a população local.
25. Luzes da Cidade (City Lights)
Estados Unidos. 1931.Dirigido por: Charles Chaplin
A paixão de um vagabundo
por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a
tentar conseguir o dinheiro necessário da cirurgia para restaurar sua visão.
26. Carta de uma Desconhecida (Letter from an Unknown Woman)
Estados Unidos. 1948. Dirigido por: Max Ophüls
Na Viena do século 19, a
jovem e tímida Lisa se apaixona por Stefan, pianista famoso e mulherengo. Anos
depois, ela se entrega a ele. Logo em seguida, o músico parte em
turnê sem saber que havia engravidado Lisa.
27. As Harmonias de Werckmeister (Werckmeister Harmóniák )
Hungria. 2000. Direção: Béla Tarr e Ágnes Hranitzky
János Valuska, um simples
carteiro apaixonado por astronomia, vê sua cidade sofrer uma revolta depois da
chegada de um circo e suas atrações: uma baleia gigante e um príncipe medonho
com seus seguidores, pessoas simples das cidades vizinhas que ficaram seduzidas
pelo seu discurso niilista contra a burguesia local.
28. Fanny e Alexander (Fanny och Alexander)
Suécia.1982. Dirigido por: Ingmar Bergman
No início do século XX,
após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a
falecer. Deste momento em diante Alexander, o menino, passa a ver o fantasma do
pai frequentemente. Tempos depois Emilie, sua mãe, casa-se com um extremamente
rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna,
onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos
severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino
passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam
morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da
real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim
planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.
29. Mamma Roma
Itália. 1962. Dirigido por: Pier Paolo Pasolini
Anna Magnani (Belíssima)
vive Mamma Roma, uma prostituta que sonha em mudar de vida e de classe social,
o que a permitiria rever a guarda do filho Ettore. Para tanto, decide se casar
com Carmine, seu ex-gigôlo.
30. Casablanca
Estados Unidos. 1942.Dirigido por: Michael Curtiz
Casablanca é a rota
obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá
que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois
de terem se apaixonado e se perdido em Paris.
31. O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für Sich und Gott Gegen Alle)
Alemanha. 1974.Dirigido por: Werner Herzog
Garoto é criado num porão,
longe de qualquer contato com outro ser humano, até completar 18 anos. Sem
saber falar, andar ou sua própria identidade, ele é levado para a cidade, onde
é objeto de curiosidade e desprezo da população local.
32. Nós que nos Amávamos Tanto (C'eravamo Tanto Amati)
Itália. 1974.Dirigido por: Ettore Scola
Uma das obras-primas de
Ettore Scola, o filme descreve um período na história da Itália (1945 a 1975) e
na vida de três grandes amigos: Gianni, Antonio e Nicola. Da resistência à
ocupação nazista ao engajamento político dos anos 1960, acompanhamos as aventuras,
desventuras e desilusões amorosas de uma geração que sonhava em mudar o mundo.
33. Betty Blue (37°2 le Matin)
França. 1986. Dirigido por: Jean-Jacques Beineix
Zorg é um faz-tudo que
cuida de vários bangalôs de praia na França. Ele vive uma vida tranquila,
trabalhando seriamente e escrevendo no seu tempo livre. Um dia, Betty aparece
em sua vida, uma jovem tão linda quanto selvagem e imprevisível.
Inesperadamente, o jeito irreverente de Betty começa a fugir do controle. Zorg
percebe que a mulher que ama está lentamente ficando louca. Quando o
relacionamento dos dois se torna um caos, será que o amor pode prevalecer?
34. O Amigo Americano (Amerikanische Freund, Der)
Alemanha.1977. Dirigido por: Wim Wenders
Jonathan Zimmermann (Bruno Ganz) é um pacato moldurista alemão, que tem um áspero contato com um americano, Tom Ripley (Dennis Hopper), em um leilão. Jonathan desconfia que está sofrendo de uma moléstia incurável e recebe uma inacreditável proposta de um gângster: matar um bandido rival, recebendo em troca uma quantia que permitisse que sua família vivesse tranquila após sua morte. Dividido entre a angústia de estar com os dias contados e a hesitação em se tornar um assassino, Jonathan cada vez mais se envolve na trama. Porém o que ele não sabe é que quem está por trás dela é justamente Tom Ripley.
35. Cidadão Kane (Citizen Kane)
Estados Unidos. 1941. Dirigido por: Orson Welles
A ascensão de um mito da
imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos
meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.
36. Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window)
Estados Unidos. 1944. Dirigido por: Fritz Lang
O professor universitário
Richard Wanley tem a chance de conhecer a modelo de uma foto que muito admira.
Os dois saem juntos e acabam no apartamento da moça, mas são surpreendidos pelo
namorado dela, sendo todos envolvidos em uma tragédia.
37. Aurora (Sunrise: A Song of Two Humans)
Estados Unidos.1927. Dirigido por: F.W.
Murnau
Seduzido por uma moça da
cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento.
Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor. Vencedor de 3
Oscar, incluindo melhor atriz para Janet Gaynor (Nasce uma Estrela), Aurora é
uma obra poética de grande beleza plástica, repleta de cenas inesquecíveis.
38. O Beijo Amargo (The Naked Kiss)
Estados Unidos. 1964. Dirigido por: Samuel Fuller
Kelly (Constance Towers) é uma prostituta que espanca o seu cafetão pouco antes de tentar mudar de vida. Trabalhando agora como enfermeira em um hospital infantil, ela passa a descobrir os valores sujos de pessoas que antes pareciam perfeitas.
39. O Terceiro Homem (The Third Man)
Estados Unidos. 1949. Dirigido por: Carol Reed
Um escritor americano
chega a Viena, após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi
morto sob circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre
várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry. O filme é
considerado uma das obras-primas do cinema noir.
40. Hanyo, a Empregada (Hanyo)
Coreia do Sul. 1960. Dirigido por: Ki-young Kim
Um compositor de piano
acaba de se mudar para uma casa de dois andares com sua esposa e dois filhos.
Quando sua esposa grávida fica exausta de trabalhar em uma máquina de costura
para sustentar a família, o compositor contrata uma empregada para ajudar com o
trabalho da torno da casa. A empregada doméstica tem comportamento estranho,
pegando ratos com as mãos, espionando o compositor e seduzindo-o.
41. Biutiful
México. 2010. Dirigido por: Alejandro G. Iñárritu
Esta é a história de um
homem que vive uma queda livre emocional. Em sua viagem em busca de redenção, a
escuridão ilumina o seu caminho. Conectado ao outro mundo, Uxbal é um trágico
herói e pai de dois filhos que, ao sentir o perigo iminente da morte, batalha
contra uma dura realidade e um destino que o impede de perdoar, perdoar-se, por
amor e para sempre.
42. Cinzas e Diamantes (Popiól i Diament)
1958. Polônia. Dirigido por: Andrzej Wajda
No último dia da Segunda
Guerra Mundial, Maciek (Zbigniew Cybulski), um jovem rebelde ligado à frente
nacionalista, recebe a missão de assassinar Szczuka (Waclaw Zastrzezynski), um
líder comunista. Perturbado pela transformação repentina de aliados em
inimigos, ele decide aproveitar a vida por uma noite, quando se apaixona pela
garçonete Krystyna (Ewa Krzyzewska) e pensa em desistir da luta.
43. A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ)
Estados Unidos. 1988. Dirigido por: Martin Scorsese
Jesus (Willem Dafoe) é um
carpinteiro que vive um grande dilema, pois é quem faz as cruzes com as quais
os romanos crucificam seus oponentes. Resumindo, Jesus se sente como um judeu
que mata judeus. Vivendo um terrível conflito interior ele decide ir para o
deserto, mas antes pede perdão a Maria Madalena (Barbara Hershey), que se
irrita com Jesus, pois não se comporta como uma prostituta e sim como uma
mulher que quer sentir um homem ao seu lado. Ao retornar, Jesus volta
convencido de que é o filho de Deus e logo salva Maria Madalena de ser
apedrejada e morta. Então reúne doze discípulos à sua volta e prega o amor, mas
seus ensinamentos são encarados como algo ameaçador, então é preso e condenado
a morrer na cruz. Já crucificado, é tentado a imaginar como teria sido sua vida
se fosse uma pessoa comum.
44. Os Boas-Vidas (I Vitelloni)
Itália. 1953. Dirigido por: Federico Fellini
Em Rimini, uma pequena
cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo
que nada mais faz do que passar o seu dia-a-dia em farras, conquistas amorosas
ou estando numa qualquer esplanada ou salão de jogos. São sustentados pelos
pais e não têm vontade nenhuma de trabalhar. No entanto, esse modo de vida
acaba para Fausto quando engravida a irmã de Moraldo e, à pressa, é obrigado a
casar. Uma responsabilidade que ele não quer, até porque a paixão libertina
pelas mulheres continua acesa.
45. Um Dia Quente de Verão (Gu Ling Jie Shao Nian Sha Ren Shi Jian)
Taiwan.1991.Dirigido por: Edward Yang
Ambientando em Taiwan na
década de 1960, o filme acompanha o jovem Xiao Si’r em meio a violentos
conflitos entre gangues rivais, formadas por adolescentes. Livremente inspirado
em fatos ocorridos durante a juventude do diretor.
46. Depressa, Depressa (Deprisa, Deprisa)
Espanha. 1981.Dirigido por: Carlos Saura
Pablo, Angela, El Meca e Sebas, quatro adolescentes marginalizados de Madrid são forçados a viver uma vida de crime, a fim de sobreviver e escapar da pobreza em que vivem.As cenas de violência são realistas e a mensagem é clara e poderosa.O crime é fruto da pobreza e a pobreza é fruto do luxo, algo que todos nós somos, de certa forma, responsáveis.Uma grande declaração política, tanto nos anos 80 como nos dias de hoje.Deprisa, Deprisa é um retrato cru e sóbrio de uma geração em uma encruzilhada existencial, que luta para encontrar um caminho em um clima instável de transformação e revolução social, em uma Espanha que emergiu da repressão do fascismo rumo à liberalização da democracia.
47. Aquiles e a Tartaruga (Akiresu to Kame)
Japão. 2008. Dirigido por: Takeshi Kitano
48. Parente é Serpente (Parenti Serpenti)
Itália. 1992. Dirigido
por: Mario Monicelli
49. Ondas do Destino (Breaking the Waves)
Dinamarca. 1996.Dirigido por: Lars Von Trier
Ondas do Destino é sobre Bess, uma moça com leve deficiência mental que se apaixona insanamente por um trabalhador dos campos de petróleo. Sua pequena comunidade na Escócia é controlada pelos anciões, que ditam as regras e costumes do local. O marido dela é considerado um “outsider”, alguém de fora, e mesmo não totalmente bem-vindo ele se casa com ela e eles passam a morar juntos na comunidade. Ela descobre o sexo e se torna ainda mais enlouquecida pelo marido, em uma relação intensa e sem reservas. Um acidente ocorre e o mundo deles e o das pessoas à sua volta muda completamente.
50. Donnie Darko
Estados Unidos. 2001. Dirigido por: Richard Kelly
Após escapar de um
acidente bizarro, um adolescente problemático tem visões de um homem numa
fantasia de coelho que o faz cometer vários crimes.
51. A Guerra do Fogo (La Guerre du Feu )
Canadá.1981. Dirigido por: Jean-Jacques Annaud
A reconstituição da pré-história, tendo como eixo a descoberta do fogo. A saga de uma tribo e seu líder, Naoh, que tenta recuperar o precioso fogo recém-descoberto e já roubado. Através dos pântanos e da neve, Naoh, encontra três outras tribos, cada uma em um estágio diferente de evolução, caminhando para a atual civilização em que vivemos.
52. A Jaula de Ouro (La Jaula de Oro)
México. 2013. Dirigido por: Diego Quemada-Diez
O drama segue as aventuras
de dois adolescentes que buscam cruzar a fronteira mexicana para encontrar uma
vida melhor nos Estados Unidos.
53. O Espelho (Ayneh)
Irã. 1997. Dirigido por: Jafar Panahi
O filme conta a história
de uma garotinha que, esquecida pela mãe na escola, tenta encontrar o caminho
de sua casa. O filme discute o real e a ficção, mostrando ambas e, em
determinado momento, começa a confundir o público, que fica sem saber onde
acaba o roteiro e onde começa a realidade.
54. Janela Indiscreta (Rear Window)
Estados Unidos. 1954. Dirigido por: Alfred Hitchcock
Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo
profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna
enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos
seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem
suspeitar que um assassinato foi cometido.
55. A Estrutura De Cristal (Struktura Krysztalu)
Polônia.1969. Dirigido por: Krzysztof Zanussi
O filme de estreia do diretor polonês Krzysztof Zanussi é um drama Tchekhoviano que contrasta os estilos de vida diferentes de dois velhos amigos. Marek (Andrzej Zarnecki) é um físico polonês de extraordinário êxito que viaja para a casa isolada do antigo companheiro de colégio Jan (Jan Myslowicz), que tem alcançado "o equilíbrio espiritual e moral". O filme parece simplista sobre a superfície, mas só aparentemente, porque faz uma observação profunda sobre os comportamentos humanos.Zanussi usa o material, o palpável, para discutir as questões sociais e éticas e utiliza os eventos cotidianos para criar um elemento de tensão natural e de conflito entre seus personagens
56. Apocalypse Now
Estados Unidos. 1979. Dirigido por: Francis Ford Coppola
Capitão (Martin Sheen) tem
a missão de encontrar e matar coronel (Marlon Brando), que aparentemente
enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um exército de
fanáticos.
57. Os Incompreendidos
(Les Quatre Cents Coups)
França.1959.Dirigido por: François Truffaut
O filme narra a história do jovem parisiense Antoine Doinel, um garoto de 14 anos que se rebela contra o autoritarismo na escola e o desprezo dos pais Gilberte e Julien Doinel. Rejeitado, Doinel passa a faltar as aulas para frequentar cinemas ou brincar com os amigos, principalmente René. Com o passar do tempo, as censuras o direcionarão, vivenciará descobertas e cometerá delitos em busca de atenção.
58. O Samurai (Le Samouraï)
França. 1967. Dirigido por: Jean-Pierre Melville
O matador Jeff Costello é
um perfeccionista: ele sempre planeja com extremo cuidado todos os seus
assassinatos para nunca ser pego. Uma noite, porém, ele finalmente é
surpreendido por uma testemunha, e aos poucos, a partir daí, ele vai sendo cada
vez mais pressionado.
59. Brazil, o Filme (Brazil)
Reino Unido.1985. Dirigido por: Terry Gilliam
Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado, que lida com o terrorismo, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo a permanência na prisão. Neste mundo opressivo Sam acaba se apaixonando por Jill (Kim Greist), uma terrorista.
60. Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde)
Estados Unidos. 1967. Dirigido por: Arthur Penn
Durante a era da Grande
Depressão, Bonnie (Faye Dunaway) e Clyde (Warren Beatty) são dois jovens que se
conhecem de forma inusitada, acabam se apaixonando e tornam-se uma das duplas
de assaltantes mais famosas de toda a história americana. Baseado em fatos
reais.
61. O Bando à Parte (Bande à Part)
França. 1964. Dirigido por: Jean-Luc Godard
Bande à part é um filme
francês, pertencente à nouvelle vague, dirigido por Jean-Luc Godard em 1964. A
história, que adapta a novela americana Fool's Gold, de Dolores Hitchens, é uma
mescla de filme noir, comédia e drama. O próprio diretor a descreveu como
"o encontro entre Alice e Franz Kafka".
62. O Mágico de Oz (The Wizard of Oz)
Estados Unidos. 1939. Dirigido por: George Cukor, Mervyn LeRoy, Norman Taurog,
Victor Fleming
Após um tornado em Kansas, Dorothy, vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ela deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy, viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.
63. A palavra (Ordet)
Dinamarca.1955. Dirigido por: Carl Theodor Dreyer
A história de duas famílias religiosas, o filho de uma delas deseja se casar com a filha da outra mas por problemas religiosos o pai da moça não aceita o jovem. Enquanto isso, Inger (esposa de Mikkel) está gravida. O irmão de Mikkel, Johannes, é taxado como louco por acreditar que é Jesus Cristo.
64. Paris nos Pertence (Paris nous Appartient)
França. 1961. Dirigido por: Jacques Rivette
Anne Goupil é uma jovem
parisiense estudante de literatura. Encontra-se por acaso com um grupo de
teatro que ensaia arduamente Péricles, de Shakespeare, mesmo sem nenhum recurso
financeiro. Ao mesmo tempo em que aceita o desafio de atuar na peça, Anne se
descobre completamente envolvida numa misteriosa conspiração política cujos
adeptos suicidam-se inesperadamente. O apocalipse iminente desestabiliza todas
as suas convicções.
65. Oldboy (Oldeuboi)
Coreia do Sul. 2003. Dirigido por: Park Chan-wook
Oh Dae-su é preso depois
de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário
de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas
uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante
15 anos. Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida.
Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer
vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história
perturbadora, de fortes emoções.
66. Hiroshima, Meu Amor (Hiroshima Mon Amour)
França. 1959. Dirigido por: Alain Resnais
Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação.Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele e ela tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.
67. 2001: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey)
Estados Unidos. 1968. Dirigido por: Stanley Kubrick
Desde a “Aurora do Homem”
(a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra
civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no
século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman
(Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada a Júpiter para investigar
o enigmático monólito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador
HAL 9000.
68. Preso na Escuridão (Abre Los Ojos)
Espanha.1997. Dirigido por: Alejandro Amenábar
Cesar é jovem, rico e
bonito. Em torno dele, duas mulheres, mas uma armadilha do destino vai fazer
com que ele viva um pesadelo terrível. Tudo começa com um acidente, em que sua
namorada morreu e seu rosto foi desfigurado e, para piorar as coisas, ele foi
acusado de assassinato e condenado. Ainda na prisão, se submete a várias
cirurgias e consegue recuperar seu belo rosto. Mas começa a apresentar um
comportamento estranho, que intriga o psiquiatra local.
69. Sexo, Mentiras e Videotape (Sex, Lies, and Videotape)
Estados Unidos. 1989. Dirigido por: Steven Soderbergh
Um advogado (Peter
Gallagher) enfrenta problemas de caráter sexual com sua mulher (Andie
MacDowell) e tem um caso com a cunhada (Laura San Giacomo), mas algo acontece
com a chegada de um amigo (James Spader) de infância do marido, que grava em
vídeo o depoimento de mulheres que falam da vida sexual que levam.
70. Perdidos na Noite (Midnight Cowboy)
Estados Unidos. 1969. Dirigido por: John Schlesinger
Joe Buck (Jon Voight), um vaqueiro bonitão do Texas, está convencido de que é a salvação das mulheres solitárias de Nova Iorque, e vai tentar a sorte na "Big Apple". O problema é que sua abastada cliente acaba não aparecendo - e a única fortuna que encontra é a amizade de Ratso Rizzo (Dustin Hoffman), um homem cheio de grandes sonhos, desleixado e que vive à custa dos outros. Excluídos da sociedade, os dois acabam tendo uma ligação pouco promissora, que transcende seus sonhos inviáveis e seus planos de enriquecimento rápido.
71. Acordar para a Vida (Waking Life)
Estados Unidos. 2001. Dirigido por: Richard Linklater
Após não conseguir acordar
de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo
imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da
consciência humana e discussões filosóficas e religiosas.
72. Terra e Cinzas (Khakestar-o-khak)
Afeganistão. 2005. Dirigido por: Atiq Rahimi
Avó e neto andam pelo
Afeganistão, após a invasão soviética, atrás do pai do menino, Murad. É preciso
informar que a aldeia foi totalmente destruída. É preciso notificar que, salvo
os dois, todos os outros na aldeia estão mortos. Enquanto espera por uma
condução, que o leve até seu filho, o velho procura uma maneira de contar o
ocorrido.
73. Miss Julie
Estados Unidos .2014. Dirigido por: Liv Ullmann
Verão de 1890. Ao longo de
uma marcante noite no Condado de Fermanagh, uma instável filha da aristocracia
anglo-irlandesa (Jessica Chastain) incentiva um empregado (Colin Farrell) de
seu pai a seduzi-la. Escrito e dirigido pela lendária atriz Liv Ullmann. Baseado
na clássica peça homônima, de August Strindberg.
74. Os Sonhadores (The Dreamers)
França, Itália. 2003.Dirigido por: Bernardo Bertolucci
Matthew (Michael Pitt) é
um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos
Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos,
dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da
revolução estudantil.
75. Vício Frenético (Bad Lieutenant)
Estados Unidos. 1992. Dirigido por: Abel Ferrara
Mergulhado no universo das
drogas e do jogo, um tenente de polícia de Nova York inicia sua descida
"rumo ao inferno". Mas dois acontecimentos vão lhe dar a chance de
redenção: um torneio de beisebol e o trágico estupro de uma jovem freira.
76. A Pele que Habito (La Piel que Habito)
Espanha. 2011.Dirigido por: Pedro Almodóvar
77. Adeus, Lenin! (Good Bye Lenin!)
Alemanha. 2003.Dirigido por: Wolfgang Becker
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab) passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander (Daniel Brühl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
78. São Paulo Sociedade Anônima
Brasil. 1965. Dirigido por Luís Sérgio Person
Em São Paulo, entre 1957 e
1961, é mostrada a trajetória de Carlos (Walmor Chagas), que pertence à classe
média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele
ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de autopeças,
da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família,
que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou
perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.
79. Veludo Azul (Blue Velvet)
Estados Unidos.1986. Dirigido por: David Lynch
Um rapaz simplório
envolve-se em uma perigosa investigação sobre os negócios de um traficante de
drogas, que mantém uma relação sadomasoquista com uma bela cantora de cabaré.
80. Farrapo Humano (The Lost Weekend)
Estados Unidos. 1945.
Dirigido por: Billy Wilder
Em Nova York, Don Birman
(Ray Milland) sonhava ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar
sofrendo de um bloqueio. Assim, é completamente dominado pelo álcool e passa a
ter como única meta obter dinheiro para continuar se embriagando, se esquecendo
que as pessoas que o rodeiam sofrem por vê-lo neste estado e tudo fazem para
afastá-lo da bebida. Mas enquanto a namorada, Helen St. James (Jane Wyman),
editora de uma revista, quer ajudá-lo, ele bebe cada vez mais.
81. Borderline - Além dos Limites (Borderline)
Canadá. 2008.Dirigido por: Lyne Charlebois
A história de Kiki é mostrada em diferentes fases de sua vida. Com a mãe internada, ela é criada pela avó, que não se preocupa com ela. Seu refúgio é a escola. Sua vida antes dos 30 está bem longe de ser um conto de fadas. Ela se envolve com diversos homens, um após o outro. Sexo e álcool são suas únicas saídas e sua rotina. Mas aos 30 anos, Kiki enfrenta o maior de todos os desafios: aprender a amar a si mesma. Adaptação dos romances Borderline e La Brèche, da canadense Marie-Sissi Labrèche.
82. Moulin Rouge
Reino Unido. 1952. Dirigido por: John Huston
Muito antes de Baz
Luhrmann, mestre Huston fez seu ''Moulin Rouge'', mas aqui o famoso cabaré
francês serve apenas como ambiente para contar a dramática história do pintor
Henri de Toulouse-Lautrec. Pequenino, com pés deformados desde criança, Lautrec
vai ao Moulin para beber e desenhar as dançarinas. É quando conhece uma jovem
por quem se apaixona loucamente a ponto de seu amor atrapalhar suas habilidades
artísticas, seu nome e posição na família.
83. Preciosa: Uma História de Esperança (Precious)
Estados Unidos. 2009. Dirigido por: Lee Daniels
Claireece Preciosa Jones
sofre privações inimagináveis em sua juventude. Abusada pela mãe, violentada
por seu pai, ela cresce pobre, irritada, analfabeta, gorda, sem amor e
geralmente passa despercebida.
84. Sem Destino (Easy Rider)
Estados Unidos.1969. Dirigido por: Dennis Hopper
Wyatt (Peter Fonda) e
Billy (Dennis Hopper) são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos.
Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em
um Rolls-Royce. Com o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de
chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos
em todo o planeta.
85. My Sassy Girl (Yeopgijeogin Geunyeo)
Coreia do Sul. 2001.Dirigido por: Jae Young Kwak
Kyun-woo, o narrador,
volta ao lugar onde, há dois anos, foi enterrada uma “cápsula do tempo”. Ele
combinou se encontrar ali com “Ela”. No metropolitano, dois anos antes, ao fim
do dia, o jovem estudante universitário se cruza com uma jovem num estado de
embriaguez lamentável. As circunstâncias vão levar a que passem muito tempo
juntos, apesar da personalidade dominadora e abusiva dela, tornando-se “uma
espécie de” namorados. A início, Kyong-woo, quer apenas ajudá-la a curar a
mágoa que julga ver nela, libertando-a das memórias de um passado doloroso, mas
a relação entre os dois parece fortalecer-se gradualmente.
86. Abutres (Carancho)
Argentina. 2010. Dirigido por: Pablo Trapero
Na Argentina morrem por ano mais de 8.000 pessoas em acidentes de trânsito, uma média de 22 por dia e mais de 120.000 ficam feridas. A última década deixou 100.000 mortos. Os milhões de Pesos que as vítimas e familiares empregam nos gastos médicos e legais produzem um enorme mercado, sustentado pelas indenizações das seguradoras e pela fragilidade da lei. Por trás de cada tragédia há uma possibilidade de negócio. Um advogado especialista em lucrar com o mercado de indenizações de vítimas de trânsito passa a repensar seu trabalho quando se apaixona por uma jovem médica que cuida dos feridos em acidentes.
87. Irreversível (Irréversible)
França. 2002. Dirigido por: Gaspar Noé
O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança. A primeira sequência mostra dois amigos desesperados, Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex (Monica Bellucci), a atual namorada de Marcus. Em seguida, a narrativa volta passo a passo no tempo para mostrar os eventos que antecederam a descoberta do nome do autor do crime.
88. (500) Dias com Ela (500 Days of Summer)
Estados Unidos. 2009. Dirigido por: Marc Webb
Quando Tom (Joseph
Gordon-Levitt), azarado escritor de cartões comemorativos e românticos sem
esperanças, fica sem rumo depois de levar um fora da namorada Summer (Zooey
Deschanel), ele volta a vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para
tentar entender o que deu errado. Suas reflexões acabam levando-o a redescobrir
suas verdadeiras paixões na vida.
89. Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (Medianeras)
Argentina; 2011.Dirigido por: Gustavo Taretto
Martin (Javier Drolas) e
Mariana (Pilar López de Ayala) vivem na mesma rua, em edifícios opostos, mas
eles nunca se conheceram. Eles andam pelos mesmos lugares mas nunca notaram um
ao outro. Quais são as chances deles se conhecerem em uma cidade de três
milhões de habitantes? O que os separa, irá uni-los.
90. Blade Runner: O Caçador de Andróides (Blade Runner )
Estados Unidos . 1982. Dirigido por: Ridley Scott
No início do século XXI, uma grande corporação desenvolve um robô que é mais forte e ágil que o ser humano e se equiparando em inteligência. São conhecidos como replicantes e utilizados como escravos na colonização e exploração de outros planetas. Mas, quando um grupo dos robôs mais evoluídos provoca um motim, em uma colônia fora da Terra, este incidente faz os replicantes serem considerados ilegais na Terra, sob pena de morte. A partir de então, policiais de um esquadrão de elite, conhecidos como Blade Runner, têm ordem de atirar para matar em replicantes encontrados na Terra, mas tal ato não é chamado de execução e sim de remoção. Até que, em novembro de 2019, em Los Angeles, quando cinco replicantes chegam à Terra, um ex-Blade Runner (Harrison Ford) é encarregado de caçá-los.
91. Você Não Estava Aqui (Sorry
We Missed You)
Bélgica. 2019. Dirigido por: Ken Loach
Após a crise financeira de
2008, Ricky e sua família se encontram em situação financeira precária. Ele
decide adquirir uma pequena van, na intenção de trabalhar com entregas,
enquanto sua esposa luta para manter a profissão de cuidadora. No entanto, o
trabalho informal não traz a recompensa prometida, e aos poucos os membros da
família passam a ser jogados uns contra os outros.
92. O Valor de Um Homem (La Loi du Marché)
França. 2015.Dirigido por: Stéphane Brizé
Com 51 anos e depois de
quase 20 meses no desemprego, Thierry começa um trabalho novo que logo lhe faz
enfrentar um dilema moral. Até que ponto ele está disposto a aceitar o que lhe
mandam fazer para manter o emprego?
93. O Cidadão Ilustre (El ciudadano ilustre )
Argentina. 2016. Dirigido por: Gastón Duprat e Mariano Cohn
Quando a realidade supera
a ficção. Depois de recusar grandes e prestigiados prêmios em todo o mundo, o
Sr. Mantovani, Prêmio Nobel de Literatura aceita um convite para receber o
Título de Cidadão Ilustre de sua cidade natal na Argentina, que tem sido a
inspiração para todos os seus livros. Acontece que aceitar este convite é a
pior ideia de sua vida. Aguarde pelo inesperado quando você usou pessoas reais
como personagens dos seus romances!
94. O Apartamento (Forushande)
Irã. 2016. Dirigido por: Asghar Farhadi
Forçado a sair de seu
apartamento devido a trabalhos perigosos em um prédio vizinho, Emad e Rana se
mudam para um novo apartamento no centro de Teerã. Um incidente ligado ao
anterior inquilino vai mudar drasticamente a vida do jovem casal.
95. Os Deuses Devem Estar Loucos (The Gods Must Be Crazy)
África do Sul. 1980. Dirigido por: Jamie Uys
Uma garrafa de Coca-Cola,
jogada de um avião faz os nativos acreditarem que é um presente dos deuses, mas
como isto gera uma série de brigas, eles decidem devolvê-la aos deuses,
escolhendo um dos nativos para fazer a devolução.
96. Ponto Final: Match Point (Match Point)
Estados Unidos. 2005. Dirigido por: Woody Allen
Chris Wilton (Jonathan
Rhys-Meyers) é um jogador de tênis profissional que, cansado da rotina de
viagens, decide abandonar o circuito e se dedicar a dar aulas do esporte em um
clube de elite. É lá que conhece Tom Hewett (Matthew Goode), filho de família
rica que logo se torna seu amigo devido a alguns interesses em comum. Convidado
para ir à ópera, Chris lá conhece Chloe (Emily Mortimer), irmã de Tom. Logo os
dois iniciam um relacionamento, para a alegria dos pais dela. Só que Chris fica
abalado quando conhece Nola Rice (Scarlett Johansson), a bela namorada de Tom
que não é bem aceita pela mãe dele.
97. Retrato de uma Jovem
em Chamas (Portrait de la Jeune Fille en Feu)
França. 2019. Dirigido por: Céline Sciamma
Na França do século XVIII,
Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um
retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba.
Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada
vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes
do iminente casamento se veem prestes a acabar.
98. Um Homem Sem Importância
Brasil. 1971. Dirigido por: Alberto Salvá
O filme mostra um dia na vida de Flávio, desempregado e com 30 anos, enquanto ele busca emprego, passando por várias situações, desde entrevistas e entregas de currículos, até encontros inusitados com personagens alheios a seus objetivos.
100. É Apenas o Fim do Mundo (Juste la Fin du Monde)
França. 2016. Dirigido por: Xavier Dolan
Longe de casa há doze anos, o escritor Louis vai ao encontro da mãe, da irmã, do irmão e da cunhada para informá-los que irá morrer em breve. No entanto, o roteiro da curta reunião, idealizado por Louis, sairá de seu controle assim que as mágoas, as memórias, as brigas e as lágrimas do passado começarem a ressurgir entre a família.
*As sinopses foram extraídas da Internet
0 comentários